Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Siga-nos no Twitter @saudebemsimples

segunda-feira, 4 de abril de 2011

FIBROMIALGIA - Estudo aponta os benefícios da Eletroacupuntura

Pacientes com Fibromialgia sofrem com dores musculoesqueléticas difusas e sintomas constitucionais como fadiga, distúrbios do sono, vertigem e desconforto abdominal. O diagnóstico é essencialmente clínico através da detecção de pontos dolorosos de localização pré-determinada – Tender Points. Apesar da extensa pesquisa sobre a Síndrome sua causa permanece obscura.

Diariamente um grande número de pessoas é referido a centros de tratamento especializado, diagnosticados previamente como portadores de Síndrome Fibromiálgica pelos critérios do colégio Americano de Reumatologia (que determina a necessidade da caracterização de pelo menos 11 dos 18 Tender Points nestes indivíduos). Isto representa um relevante problema sanitário, social e econômico. Desta forma a busca de tratamentos comprovadamente eficazes para Fibromialgia representa uma prioridade para diversos setores da sociedade.

Não há um tratamento específico e diferentes abordagens levam constantemente a resultados frustrantes tanto para médicos como para os pacientes. Estes últimos muitas vezes procuram a “medicina alternativa” e neste contexto se apresentam a Acupuntura.

NOTA – a Acupuntura nem sempre é praticada por médicos habilitados, e nestes casos podem causar prejuízo a pacientes que apenas procuram o alívio de suas condições clínicas e melhor qualidade de vida.

Efeitos fisiológicos objetivos já foram extensivamente registrados ao uso da acupuntura associada eletroestimulação (Eletroacupuntura).

Em experimentos controlados é a observada a inibição dos imputs nociceptivos (estímulos dolorosos) em vários níveis do sistema nervoso central. Em outros campos a Eletroacupuntura é eficaz na Odontalgia, Alodínea e Dor Neuropática. Contudo, o potencial da Eletroacupuntura no tratamento da Fibromialgia ainda representa um vasto campo de possibilidades.

Neste cenário, diversos estudos científicos são desenvolvidos por instituições de pesquisa em todo mundo. Como por exemplo, o estudo que apresentamos na presente epígrafe.

Desenvolvido na Divisão de Medicina Física e Reabilitação do Hospital Universitário de Genebra, o estudo realizado por Vischer et al comparou o uso da Eletroacupuntura com outro procedimento placebo (Sham Acupuntura) em 70 pacientes distribuídos de forma randômica, durante três semanas, em um total de seis procedimentos.

O estudo excluiu portadores de doenças severas concomitantes, em tratamento com opióides ou anticoagulantes, portadores de neuropatia periférica, discrasias sanguíneas, distúrbios da fala ou tratamento prévio pela acupuntura.

Os pacientes selecionados continuaram seus tratamentos habituais e foram avaliados através de parâmetros como a dosagem de analgésicos em uso, Escala Análogo Visual de Dor, Qualidade do Sono, Score de Dor regional, Frequência da Dor, Rigidez/Dolorimento matinal e outros.

Os resultados evidenciaram melhora de sete dos oito parâmetros de avaliação nos pacientes que foram submetidos à Eletroacupuntura, enquanto nenhuma melhora foi observada nos pacientes que receberam o procedimento plabeco. Havendo assim diferenças significativas em cinco dos oito parâmetros continuaram a ser observadas no grupo que recebeu a Eletroacupuntura mesmo após o término do tratamento.

O estudo conclui que a Eletroacupuntura é efetiva no alívio dos sintomas Fibromiálgicos e que seu potencial como tratamento em longo prazo deve ser avaliado.

Nota – Os procedimentos deste estudo foram realizados por médicos habilitados, em ambientes devidamente regulamentados. Desaconselhamos a busca pela Acupuntura/Eletroacupuntura sem a supervisão médica em face do potencial risco à saúde dos pacientes.

Electroacupuncture in fibromyalgia: results of a controlled trial
Vischer et al

Abstract

Objective-To determine the efficacy of electroacupuncture
in patients with fibromyalgia, a
syndrome of unknown origin causing diffuse musculoskeletal
pain.
Design-Three weeks' randomised study with
blinded patients and evaluating physician.
Setting-University divisions of physical medicine
and rehabilitation and rheumatology, Geneva.
Patients-70 patients (54 women) referred to the
division for fibromyalgia as defined by the American
College ofRheumatology.
Interventions-Patients were randomised to
electroacupuncture (n=36) or a sham procedure
(n= 34) by means ofan electronic numbers generator.
Main outcome measures-Pain threshold, number
of analgesic tablets used, regional pain score, pain
recorded on visual analogue scale, sleep quality,
morning stiffness, and patient's and evaluating
physician's appreciation.
Results-Seven of the eight outcome parameters
showed a significant improvement in the active
treatment group whereas none were improved in the
sham treatment group. Differences between the
groups were significant for five of the eight outcome
measures after treatment.
Conclusions-Electroacupuncture is effective in
relieving symptoms of fibromyalgia. Its potential in
long term management should now be studied.

BMJ,1992;305:1249-52