Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Siga-nos no Twitter @saudebemsimples

domingo, 7 de outubro de 2012

O papel da ultrassonografia na avaliação da efusão pleural.

Segue abaixo o link de um interessanet artigo publicado em 2006 sobre a avaliação das efusões pleurais através da ultrassonografia. Achei interessante compartilhar o mesmo devido seu caráter objetivo e sua demanda prática para colegas que atuam nesta área da medicina.

Tomo a liberdade de expor antes o Resumo dos autores:

Adilson Cunha FerreiraI; Francisco Mauad FilhoI; Tatiana BragaII; Glenda Downing FanstoneIII; Ivan Charbel Bumlai ChodrauiIV; Nilton OnariV
IProfessores Doutores da Escola de Ultra-sonografia e Reciclagem Médica de Ribeirão Preto
IIRadiologista Estagiária da Escola de Ultra-sonografia e Reciclagem Médica de Ribeirão Preto
IIIEstudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto
IVMédico da Escola de Ultra-sonografia e Reciclagem Médica de Ribeirão Preto


RESUMO
A efusão pleural, antigamente denominada derrame pleural, é caracterizada pelo acúmulo de líquido no espaço pleural, em decorrência do desequilíbrio entre formação e reabsorção de fluido ou por alteração na drenagem linfática. O propósito desta revisão foi estabelecer a importância da aplicação da ultra-sonografia no diagnóstico de efusão pleural. Os autores discutem a aplicação da ultra-sonografia no diagnóstico e abordagem terapêutica dessa entidade, e ressaltam sua importância nas doenças do tórax, vantagens, limitações e desvantagens em relação a radiografia simples, tomografia computadorizada e exame físico. Discutem, ainda, o conceito de efusão pleural, sua fisiopatologia, morbidade, mortalidade, principais causas e apresentação clínica. A técnica de realização do exame é sistematicamente abordada, tanto pela via torácica quanto abdominal.
Unitermos: Efusão pleural; Derrame pleural; Ultra-sonografia.

Radiologia Brasileira - The role of ultrasound in the assessment of pleural effusion

Nenhum comentário:

Postar um comentário