Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Siga-nos no Twitter @saudebemsimples

sábado, 12 de novembro de 2011

ACUPUNTURA - O QUE ELA PODE FAZER POR VOCÊ!


A Acupuntura é a estimulação de pontos corpóreos, através de agulhas de finíssimo calibre, objetivando a obtenção de efeitos terapêuticos específicos.

Embora nem todos os efeitos da Acupuntura estejam sumariamente descritos sob a ótica da medicina ocidental, estudos científicos diversos demonstraram e comprovaram de forma irrevogável através de testes laboratoriais e exames tomográficos funcionais que esta é capaz de tratar estados álgicos (dolorosos), inflamatórios, neuropatias, dores miofasciais, alterar o metabolismo endócrino (hormonal), ativar o sistema imunológico (defesas) e modular a atividade do sistema nervoso autônomo (sono, concentração, memória, etc.). Efeitos estes com enorme potencial no tratamento da saúde e na promoção da qualidade de vida do pacientes.

Os fundamentos terapêuticos da Acupuntura são hoje explicados através da neurologia, da imunologia e da endocrinologia; o que permitiu a constituição da Acupuntura em uma Especialidade Médica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina.

O mecanismo pelo qual o efeito da acupuntura se dá é complexo e exige conhecimentos integrados de anatomia, histologia, fisiologia e patologia humanas. Resumidamente, os estímulos adventos da inserção da agulhas feitos em regiões neurorreativas específicas (“pontos de acupuntura”), são detectados pelo sistema nervoso central.

Isto provoca uma resposta neuromoduladora periférica e central, uma nova adaptação neurofisiológica que se expressa no local da inserção da agulha, na medula espinhal e no sistema nervoso central. Tudo isto resulta na liberação de variadas substâncias (principalmente neurotransmissores) que ativam processos fisiológicos corporais cujos efeitos normalizam as funções motoras, sensoriais, autonômicas, neuroendócrinas, imunitárias, facilitam o controle e a expressão emocional, além das regularizar as atividades do sistema nervoso central.

Atualmente o termo “Acupunturologia” é usado para distinguir a especialidade médica que se dedica ao estudo e pesquisa dos conhecimentos oriundos Medicina Tradicional Chinesa (MTC) contemporaneamente investigados e comprovados à luz da metodologia científica, através de modelos de pesquisa básica em laboratório e estudos clínicos controlados utilizados pela Medicina Ocidental Moderna. Entendemos que o termo Acupuntura Médica é claro, objetivo e deve ser amplamente utilizado para diferenciar a prática médica da acupuntura daquela praticada por outros setores da sociedade, por entendermos que:

- A arte diagnóstica médica, quer seja esta apenas a luz da MTC ou em associação com a Medicina Ocidental Moderna, é atribuição específica da classe médica regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina;

- A prática de qualquer tratamento médico exige conhecimentos específicos sobre todas as áreas do saber médico e não somente de uma única especialidade;

- A Acupuntura é um Ato Médico;

- Nenhum procedimento, quer seja diagnóstico ou terapêutico, é isento de riscos e complicações inerentes a cada um deles;

- Somente médicos estão capacitados para lidar com os quadros citados acima valorando e preservando a integridade da vida humana.

Desaconselhamos a busca de tratamento utilizando as técnicas diagnósticas e terapêuticas de Acupuntura por indivíduos não-médicos.

Antes de iniciar qualquer tratamento procure seu médico.



Dr. Alexandre H. Eller, MD
Médico do Centro Médico da Coluna Vertebral
Membro do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura

Centro Médico da Coluna Vertebral
Torre Saúde São Mateus
Av. Santos Dumont, 5753, Sala 206
Fortaleza - Ceará - Brasil
Fone/Fax: (85) 3265 8300 e (85) 3242 9263

http://www.centromedicodacoluna.com.br/

Sites sugeridos:
http://www.cmacupuntura.org.br/
http://www.smba.org.br/
http://www.medicalacupuncture.org/
http://www.medical-acupuncture.co.uk/
http://www.amba.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário