Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Siga-nos no Twitter @saudebemsimples

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Pesquisadores Brasileiros apontam a Obesidade como fator de risco para o desenvolvimento do Câncer.


Estudo publicado nos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia apontam que aproximadamente 25% dos casos de câncer são decorrentes do excesso de peso e do modo de vida sedentário.

Mesmo com resultados tão alarmantes o mundo ainda vive uma pandemia de obesidade. Neste estudo, os pesquisadores apresentaram um revisão das evidências que relacionam a obesidade ao câncer colorretal, mamário na pós-menopausa, endometrial, pancreático, prostático avançado, hepatocelular, de bexiga, renal e esofágico. Concluiram que a obesidade pode aumentar o risco de vários tipos de câncer por diversos mecanismos e esperam o aumento da incidência destas doenças em um futuro próximo. Assinalam ainda que é fundamental o desenvolvimento de estratégias preventivas e terapêuticas para a obesidade.


Resta-nos refletir porque esta informação não é propagada nos meios de comunicação da mesma forma que outras igualmente importantes como os malefícios do tabagismo.

Assim, mais que benefícios estéticos, um estilo de vida saudável baseado em uma boa alimentação e atividade física regular pode garantir uma vida longa e diminuir o risco de enfermidades graves como o câncer.

Se você está acima do peso ou é sedentário procure orientação profissional antes de realizar mudanças na alimentação ou praticar exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário