Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Siga-nos no Twitter @saudebemsimples

domingo, 6 de fevereiro de 2011

FIBROMIALGIA - Praticar exercícios diminui a chance de desenvolver a doença!


Há muito o que falar sobre Fibromialgia e dores músculo-esqueléticas mas antes de tudo devemos lembrar que, como em qualquer outra patologia, existem fatores predisponentes ao desenvolvimento desta condição clínica.

Estudos recentes vem apontando o sedentarismo como um deste fatores. Observa-se uma menor incidência da Síndrome Fibromiálgica em praticantes regulares de exercícios físicos e um melhor controle dos sintomas da doença quando o tratamento é associado à esta prática.

A prática regular de exercícios já foi reconhecida cientificamente pelos seus efeitos benéficos no tratamento de diversas doenças como o diabetes, a hipertensão, a depressão e outros.

Quando nos exercitamos ativamos nossa circulação e liberamos quantidades mensuráveis de  vários neutransmissores como endorfinas, metaencefalinas, dopamina e serotonina que nos dão a sensação de bem-estar e prazer.

Por apresentar causas centrais (sistema nervoso central) a fibromialgia parece ser melhor controlada quando estimulamos nosso cérebro a liberar as substâncias citadas de forma regular através da simples prática de exercícios diários.

Ou seja, uma boa caminhada ao ar livre, uma aula de ginástica na academia com amigos, um passeio de bicicleta no final do dia com o filho pode fazer pelo paciente o que nenhum outro comprimido faria sozinho - estimular o cérebro e o corpo ao mesmo tempo!

Recente publicação de pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia estabeleceu uma relação entre a prática de exercício físico e o risco de desenvolver a fibromialgia. 15.990 mulheres foram acompanhadas durante 11 anos e as  que se exercitavam quatro vezes por semana apresentaram um risco 29% menor de desenvolver fibromialgia em comparação com as sedentárias.

O estudo concluiu ainda que os benefícios seriam somatórios. ou seja, quem praticava exercícios com maior frequência e intensidade tinha risco estatisticamente menor de desenvolver a doença. 

O exercício físico regular, melhora o condicionamento físico, emagrece e atua contra a perpetuação dos sintomas da fibromialgia. 



A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS DEVE SER SUPERVISIONADA POR UM EDUCADOR FÍSICO HABILITADO. 

ANTES DE INICIAR QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA PROCURE SEU MÉDICO E VERIFIQUE SUAS CONDIÇÕES DE SAÚDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário